Velas 

Pedido de orçamento de velas

 Para definir a vela perfeita para o seu barco, varias opções  deverão ser analisadas, como os cortes, os tipos de vela, o uso que terá, o custo-benefício, entre outros factores. 

A nossa equipa Dune Sailmakers terá todo o gosto em lhe apresentar a melhor opção.

VELA GRANDE 

Envie o seu pedido  

VELA  DE PROA 

Envie o seu pedido  

VELAS A FAVOR DO VENTO 

Envie o seu pedido  

Para orçamentos de velas  clássicas por favor entrar em contacto 

Materiais para velas

Polyester (Dacron®) - Introduzido nos anos 50, é o material mais usado na vela de cruzeiro. Tem boa resistência a raios UV, ótima resistência à abrasão, boa resistência ao estiramento e bom custo-benefício. Há diversos fabricantes de diferentes tipos de Dacron. As velas feitas em Dacron,são fáceis de manobrar e, em veleiros de cruzeiro, podem durar uns bons anos. Em veleiros de regata, tendem a perder rapidamente a sua forma e desempenho.

Nylon - - Material usado nas velas tipo Balão (spinnaker), por ser extremamente leve, forte, bastante flexível e com grande resistência à abrasão.  

Kevlar® - Material da família das Aramidas, de baixa elasticidade, usado em coletes a prova de balas e blindagens. Bastante comum em velas de barcos de regata. Não é adequado para barcos de cruzeiro, pois exige cuidados especiais para aumentar a sua vida útil. Velas feitas em Kevlar não devem bater muito, não devem ser dobradas e têm baixa resistência aos raios UV.

Twaron® - Tem propriedades de estiramento semelhantes ao Kevlar, mas maior resistência à tração e melhor resistência aos raios UV. Como o Kevlar, a fibra tem uma cor dourada brilhante. À medida que a procura por Kevlar foi pressionando a disponibilidade desta fibra, mais e mais fabricantes de velas estão a usar Twaron. 

Fibra de Carbono - Tem alta resistência aos raios UV (praticamente não é afetada), mas exige os mesmos cuidados que as velas de Kevlar. É de alto custo, mas gera velas de altíssimo desempenho.

Vectran - Vectran é um polímero de cristal líquido de alta performance baseado em poliéster. Tem um módulo semelhante ao Kevlar 29, mas sofre perda de força mínima. Este é um grande benefício em aplicações de resistência e para velas de cruzeiro onde a durabilidade é fundamental. As vantagens adicionais da fibra Vectran incluem alta resistência química à abrasão e alta resistência à tração. 

Ultra PE (UHMWPE) foi apresentado originalmente como um concorrente ao Kevlar. As marcas Dyneema®, produzida pela empresa holandesa DSM, e  Spectra®, da Honeywell, são familiares para muitos velejadores. Estas fibras oferecem resistência UV muito boa, baixo estiramento e resistência à rutura muito elevada. Tanto o Spectra como o Dyneema têm sido usados principalmente em barcos de cruzeiro maiores onde peso razoável, força e durabilidade são primordiais. É uma fibra cara, mas a longevidade das velas garante um bom custo-benefício.

Materiais Laminados: Apareceram pela primeira vez nos anos 1970 e 80 e mudaram o mundo da vela. A laminação é o método mais eficaz de combinar materiais com características diferentes para maximizar as vantagens de cada um. São construídos  sobrepondo camadas de filme, scrim e / ou taffeta coladas em conjunto sob alta pressão e / ou calor para formar uma "sandes" de material composto.

Tipos de corte e construção


Horizontal - É o tipo de construção tradicional em que os painéis têm formas são colocados horizontalmente, de modo que a primeira costura de união fique perpendicular à valuma. São normalmente feitas de Dacron®

Tri-radial - Tipo de construção em que cada secção da vela tem painéis triangulares, colocados de forma a que a distribuição das fibras reflita a distribuição da força exercida por cada um dos punhos da vela. Por esta razão, nestas velas são usados materiais laminados 

Membranas - Última palavra em tecnologia de velas para competição e cruzeiro de alta preformace . O que define a sua forma (shape) é o formato do molde e não os cortes e as costuras dos painéis. Podendo ser termo-moldadas ou apenas coladas, estas velas apenas têm costuras nos reforços dos punhos. São de baixo peso, alta resistência a deformação, baixa elasticidade.

Outros Materiais - Existem outros materiais como Mylar, Spectra, Technora, . Todos variam um pouco em custo, qualidade e características gerais, mas não fogem das características de uma vela de Kevlar.

Elasticidade - Um bom material para velas de contravento deve ter baixa elasticidade, para não perder o seu formato. Velas são aerofólios, como as asas de uma aeronave. As que esticam e perdem a forma reduzem o desempenho do barco, especialmente velejando contra o vento. Essa deformação pode ser temporária ou definitiva, em qualquer caso é prejudicial.

Resistência a Raios UV - Alguns materiais degradam rapidamente quando expostos a radiação ultravioleta (UV).

Resistência à abrasão - Durante as manobras as velas raspam no mastro, postes do guarda mancebo etc. Isso desgasta as partes das velas.

Resistência a flexão - Capacidade de sofrer dobras sem vícios ou moças.

Envie a sua  questão ou dúvida.     

Entraremos em contacto consigo o mais brevemente possível.