Velas Novas


Peça o seu orçamento de vela que melhor combina com a sua embarcação

Para definir a vela perfeita para a sua embarcação, deverão ser analisados vários fatores, como o corte, o tipo de vela, a sua finalidade, o custo-benefício, entre outros fatores a ter em consideração.

A equipa da Dune Sailmakers terá todo o gosto em apresentar a melhor opção.

Telefone (+351) 289 321 155 | Telemóvel (+351) 965 505 962


Mainsail

Solicite um orçamento


Headsail

Solicite um orçamento


Downwind Sail

Solicite um orçamento


Para orçamentos de velas clássicas, por favor, entre em contacto:



Galeria de Fotos

Materiais para velas

Polyester - Dacron ® - Introduzido nos anos 50, é o material mais usado na vela de cruzeiro. Tem boa resistência a raios UV, ótima resistência à abrasão, boa resistência ao estiramento e bom custo-benefício. 
Há diversos fabricantes de diferentes tipos de Dacron. As velas feitas em Dacron são fáceis de manobrar e, em veleiros de cruzeiro, podem durar uns bons anos. Em veleiros de regata, tendem a perder rapidamente a sua forma e desempenho.

Nylon - Material utilizado nas velas tipo Balão (spinnaker), por ser extremamente leve, forte, bastante flexível e com grande resistência à abrasão.

Kevlar ® - Material da família das Aramidas, de baixa elasticidade, usado em coletes à prova de bala e blindagens. Bastante comum em velas de barcos de regatta
Não é adequado para barcos de cruzeiro, pois exige cuidados especiais para aumentar a sua vida útil. Velas feitas em Kevlar não devem bater muito, não devem ser dobradas e têm baixa resistência aos raios UV.


Twaron ® - Tem propriedades de distensão semelhantes ao Kevlar, mas maior resistência à tração e melhor resistência aos raios UV. Tal como o Kevlar, a fibra tem uma cor dourada brilhante. À medida que a procura por Kevlar foi diminuindo a sua disponibilidade, mais fabricantes de velas estão a usar Twaron.

Fibra de Carbono - Tem alta resistência aos raios UV, não sendo praticamente afetada, mas exige os mesmos cuidados que as velas de Kevlar. É de alto custo, mas dá origem a velas de altíssimo desempenho.

Vectran - Vectran é um polímero de cristal líquido de alta performance produzido essencialmente em poliéster. Tem um módulo semelhante ao Kevlar 29, contudo, sofre perda de força mínima. O que é benéfico em aplicações de resistência e, para velas de cruzeiro onde a durabilidade é fundamental. As vantagens adicionais da fibra Vectran incluem alta resistência química à abrasão e alta resistência à tração.

Ultra PE (UHMWPE) - foi apresentado originalmente como um concorrente ao Kevlar. As marcas Dyneema®, produzida pela empresa holandesa DSM, e  Spectra®, da Honeywell, são familiares para muitos velejadores.
Estas fibras oferecem ótima resistência UV, baixa distensão e resistência à rutura muito elevada. Tanto o Spectra como o Dyneema têm sido usados principalmente em barcos de cruzeiro maiores onde o peso razoável, a força e a durabilidade são primordiais. É uma fibra cara, mas a longevidade das velas garante um ótimo custo-benefício.

Materiais Laminados - Apareceram pela primeira vez entre os anos 1970 e 1980 e mudaram o mundo da vela. A laminação é o método mais eficaz de combinar materiais com caraterísticas diferentes para maximizar as vantagens de cada um. São construídos sobrepondo camadas de filme, scrim e/ou taffeta coladas em conjunto sob alta pressão e/ou calor para formar uma "sandes" de material composto.


Tipos de corte e construção

Horizontal - É o tipo de construção tradicional em que os painéis são colocados horizontalmente, de modo a que a primeira costura de união fique perpendicular à Valuma.
São normalmente produzidas em Dacron®.

Tri-radial - É o tipo de construção em que cada secção da vela tem painéis triangulares, colocados de forma a que a distribuição das fibras irradie a distribuição da força exercida por cada um dos punhos da vela. Por esta razão, nestas velas são usados materiais laminados.

Membranas - Ultimo lançamento em tecnologia de velas para competição e cruzeiro de alta performance. O que define a sua forma é o formato do molde e não os cortes e as costuras dos painéis. Podendo ser termo moldadas ou apenas coladas, estas velas apenas têm costuras nos reforços dos punhos. São de baixo peso, alta resistência a deformação e baixa elasticidade.

Outros Materiais - Existem outros materiais como Mylar, Spectra, Technora e todos variam um pouco em custo, qualidade e características gerais, mas não fogem das caraterísticas de uma vela fabricada com tecido Kevlar.

Caraterísticas a ter em consideração

Elasticidade - Um bom material para velas de contravento deve ter baixa elasticidade, para não perder o seu formato. Velas são aerofólios, como as asas de uma aeronave. As que esticam e perdem a forma reduzem o desempenho do barco, especialmente velejando contra o vento. Essa deformação pode ser temporária ou definitiva, em qualquer caso é prejudicial.

Resistência a Raios UV - Alguns materiais degradam rapidamente quando expostos a radiação ultravioleta (UV).

Resistência à abrasão - Durante as manobras as velas raspam no mastro, postes do guarda mancebo etc., O que acaba por causar desgaste das velas.

Resistência à flexão - Capacidade de sofrer dobras sem vícios ou mossas.


Para qualquer esclarecimento adicional, por favor, não hesite em contactar